Artigos
Disponibilizei aqui alguns dos artigos e textos que tenho escrito e publicado, a maior parte dos quais dizem respeito às minhas pesquisas como historiador das religiões contemporâneas, especialmente o neopaganismo. Inclui nesta seção, igualmente, alguns textos relacionados que traduzi.
 
Série Wicca no Brasil
Esta é uma série de artigos relativos ao tema de minha pesquisa de doutorado, em linguagem acessível e destinados ao público em geral:
              1 - Os primórdios da Wicca no Brasil
              2 - Os paradoxos da Wicca no Brasil
 
Reinventando Tradições: Representações e Identidades da Bruxaria Neopagã no Brasil
Esta é a minha tese de doutorado em História Cultural. Trata do processo de formação cultural da Wicca no Brasil, analisando suas peculiaridades.
 
Os Bruxos do Século XX: Neopaganismo e Invenção de Tradições na Inglaterra do Pós-Guerras
Esta é a minha dissertação de mestrado em História Social, defendida na UnB. Trata dos antecedentes e da sistematização da Wicca, na segunda metade do século XX, na Inglaterra, bem como dos possíveis fatores sociais que levaram ao seu rápido crescimento.
 
A lenda de Arthur e o Neopaganismo
Este artigo explora a relação que muitos praticantes do neopaganismo fazem entre a sua religião e o ciclo de lendas do Rei Arthur. Existiria algo de real nessa associação?
 
Deus é o Diabo
Quem é Deus e quem é o Diabo? Acho que a maioria das pessoas não sabe muito bem a diferença. Aqui vai uma ajudinha para ajudar a esclarecer essa confusão. Esse artigo foi publicado na revista Cunhambebe-Zumbi, publicação dos alunos de graduação em história da UnB.
 
Ideal, idílico... idiota?
Esse artigo foi publicado originalmente em inglês, num site norte-americano dedicado ao neopaganismo, chamado Cauldrons & Broomsticks, para o qual eu escrevi durante algum tempo. Trata do contraste entre paganismo como uma forma religiosa específica de certos grupos humanos, antigos ou atuais, e neopaganismo como religião contemporânea, com todas as contradições que ela apresenta.
 
A civilização das ovelhas
Esse é outro artigo meu que foi publicado na revista Cunhambebe-Zumbi. É uma breve reflexão sobre a civilização ocidental, na qual muitos milhões de ovelhas pastam complacentes, sem perceber que estão à mercê de uns poucos lobos e pastores.
 
A magia do desespero
Magia... palavra especialmente querida para os místicos e adeptos de religiões alternativas. Mas será que o papel da magia para essas pessoas tem alguma coisa a ver com o papel desempenhado por ela nas antigas sociedades? Ou será que é apenas mais uma forma de fuga da realidade? Esse artigo foi publicado originalmente no site Mito e Magia.
 
A síndrome do paganismo cristão
Os neopagãos brasileiros são realmente pagãos, ainda que neos? Pode ser que alguns sejam mas, a meu ver, a tendência generalizada é a cristianização do neopaganismo, a exemplo do que ocorreu com diversas outras crenças que aportaram por aqui. A publicação original desse artigo foi no site Mito e Magia.
 
Crença e lógica: conceitos inconciliáveis?
Existem inúmeras explicações, todas aparentemente "lógicas" ou mesmo "científicas", para diversos fenômenos ditos paranormais, terapias alternativas, e assim por diante. Essas explicações geralmente fundamentam crenças, e são exaustivamente repetidas pelos que crêem. Mas, será que são válidas? Esse texto é a condensação revisada de dois artigos que escrevi para a Mito e Magia.
 
O misticismo moderno e a ignorância histórica
Esse texto segue mais ou menos a mesma linha do anterior, embora se concentre mais nas razões pelas quais as pessoas sustentam crenças insensatas. Razões estas que, sem dúvida, são geradas pela própria sociedade em que estamos inseridos, na qual acreditar em um absurdo é aceitável, desde que se tenha algum argumento científico para justificá-lo.
 
Houve bruxas no Brasil?
Esse artigo foi publicado originalmente na Revista Ártemis, da UFPB, e se trata de uma reflexão sobre a "bruxaria" que foi perseguida durante as Visitações do Santo Ofício no Brasil. Tivemos bruxas ou simplesmente vítimas da ignorância e do preconceito?
 
A Wicca - uma religião do novo milênio
Este texto é a transcrição da minha palestra no I Simpósio Internacional sobre Educação Religiosa e Diversidade Cultural, realizado em Brasília, em 2005.
 
Xamanismo como religião?
Ao longo do tempo em que eu pesquiso sobre religiosidades alternativas, escrevi diversos artigos - normalmente a pedido de sites temáticos - enfocando uma ou outra vertente destas religiosidades, de uma forma geral sob um cunho histórico e (por que não dizer?) crítico. Aqui, minha atenção se volta para o Xamanismo que é vendido em palestras e workshops, e que tende a mistificar a diversidade cultural indígena.
 
Yule não é Natal
Mais ou menos na mesma linha do anterior, este artigo enfoca a tendência encontrada em adeptos do neopaganismo de confundir simbolismos que seriam próprios de uma religião "reconstrucionista" com aqueles que são parte de religiões estabelecidas. A publicação original também foi em inglês, no site Cauldrons & Broomsticks.
 
Sacrifícios humanos, canibalismo e bruxaria
Este é mais um artigo cujo eixo central é a "moda" do Xamanismo, escrito para um site sobre o assunto, mas que vai um pouco além ao estender a análise para outros aspectos menos explorados das crenças ditas "alternativas".
 
Hércules, o herói civilizador
Por trás da figura de Hércules, o herói da mitologia grega, há mais do que, simplesmente, descrições fabulosas de aventuras. Analisando os mitos, podemos antever a própria trajetória dos primórdios do povo grego. Este artigo foi publicado originalmente no site Mito e Magia.
 
Deepak Chopra e a Medicina Ayurvédica
Robert T. Carroll
Publicação original: The Skeptics' Dictionary
Tradução: Jan Duarte
 
Não deixe nenhuma pedra desvirada: um desafio de Páscoa para os cristãos
Dan Barker
Publicação original: Freethought Today
Tradução: Jan Duarte
 
Tibet Fictício: a origem e a persistência do Rampaísmo
Agehananda Bharati
Publicação original: Tibet Society Bulletin, Vol. 7, 1974
Tradução: Jan Duarte